sábado, fevereiro 18, 2023

Berserk com spoilers: Griffith, um Cristo às avessas

Os "bests" Guts e Griffith
Divulgação / Critical Hits

Introdução

Recentemente, foi lançado anime Berserk: The Golden Age Arc (Memorial Edition), remasterização dos 3 filmes de Berserk, produzidos entre 2012 e 2013. A cultura japonesa não é meu forte – até porque o que mais se propaga no Brasil é o estilo shounen -, mas esse é o 4º anime (3º seinen) a que assisto e o primeiro que me causou real interesse por ler o mangá.

Essa obra, definitivamente, não é sequer um pouco cristã. Porém, amo conteúdos com profundo viés psicológico e personagens complexos e esse fascínio me levou a superar tabus e a raiva das “lutinhas” iniciais.

Delimitação

Para não passar a vida escrevendo – e vocês lendo -, vou reduzir nosso material de análise: de vez em quando, vou inserir alguma informação proveniente do mangá em português e de reviews, mas majoritariamente vou focar nessa última adaptação lançada, mais especificamente em sua dublagem brasileira.

Cada tradução – seja ela legenda, dublagem ou a própria adaptação - pode revelar uma nova possibilidade de leitura para o perfil psicológico dos personagens porque, antes de termos um tradutor, temos um leitor que tem suas próprias percepções. Mas isso é conversa para outro dia.

De qualquer modo, se vocês lerem em japonês e partilharem de uma visão diferente da minha – talvez em razão das diferenças linguísticas -, podem compartilhar nos comentários.

Griffith, um personagem sedutor

Griffith
Reprodução / Berserk
Griffith é, certamente, um personagem que chama a atenção de qualquer um, seja por sua beleza exterior, seja por seu carisma. Apesar de seus vários atributos positivos, o que mais me interessou em Griffith, desde o princípio, foi sua dissimulação. Que amigo do Guts que nada!

Não sei se faço essa leitura do personagem graças à quantidade de séries com megalomaníacos, narcisistas, sociopatas e psicopatas que já vi, mas Griffith não me enganou e nunca me enganará. Ah, e isso não tem a ver com spoilers: conheço gente que defende Griffith depois de tudo o que ele fez ou que, pelo menos, diz que, em algum momento, ele foi uma boa pessoa.

“Ain, mas ele queria superar sua pobreza”. Tem um monte de gente por aí superando suas barreiras financeiras – e outras – sem deixar um mar de sangue por aí. Até porque foi tudo planejado. Se Griffith realmente tivesse um resquício de boa consciência, usaria sua sagacidade para encontrar um outro meio de alcançar seu sonho.

O Eclipse

Eclipse
Divulgação / Ruslan_Gamer_RusOne19
Iludida com o Griffith ou não, porém, pessoa comum alguma poderia imaginar o Eclipse ao acompanhar o enredo. A incredulidade diante do sacrifício é uma completa demonstração de ingenuidade ou desatenção e esse tipo de arte nos deixa mais alertas. A surpresa moderada e o horror diante da obra da Mão de Deus, ao contrário, são sentimentos completamente humanos.

Analogias e distinções

E é por falar em sacrifício, divindade e humanidade que, ao assistir ao Eclipse, lembrei imediatamente a Paixão de Cristo.

Cristo é o Filho de Deus, enquanto Griffith é o dedo que falta da mão de Deus; Cristo se sacrifica, enquanto Griffith sacrifica; a Paixão de Cristo é para salvar o mundo de seus pecados, enquanto a Paixão de Griffith é por si mesmo, para salvar sua própria carcaça, para jogar mais pecados sobre si e sobre o mundo.

Em síntese, Griffith é incompletude, vazio que, ao tentar-se preencher, destrói o que lhe sobra de possibilidade de alma e torna o mundo um lugar pior, seguindo os desígnios do deus (destino, causalidade ou mal) daquele mundo; Cristo é tão cheio que transborda, cumprindo e influenciando outros a cumprirem a vontade de um Deus que é justiça e misericórdia.

Os cordeiros imolados, sacrifícios perfeitos

Em Berserk, os aliados de Griffith são sacrificados por ele, pela sua própria vontade, como prevê Slan ao dizer que Guts seria o sacrifício perfeito, tendo em vista sua amizade pelo humano que se tornava o novo demônio (ep. 11).

Cristo, ao contrário, é o sacrifício perfeito por sua própria natureza divina (Jo 1,1-5.14) e entrega-se por amor aos seus (Ef 5,2) como o Cordeiro de Deus (Jo 1,29).

Jesus morre na cruz
Divulgação / Universidade Católica Dom Bosco

Razões dos sacrifícios

No episódio 12, antes de ver seus aliados serem assassinados brutalmente, é dada a Griffith a recordação de toda a sua trajetória e dos motivos pelos quais todo o mal acontece. O telespectador percebe, então, que, embora os personagens falem constantemente sobre a causalidade, o mal já era conhecido, aceito e premeditado por Griffith muito antes.

Griffith está ferido por consequência de seus próprios atos – conforme conferimos no episódio 8 – e, para salvar-se, torna-se mandante da morte de seus subordinados.

Cristo, por outro lado, permite ser chagado e morre para remir o mundo (Mt 26,28), tomando sobre si os pecados da humanidade (Is 53,4-8), ainda que ele não tivesse mácula (1Pd 1,19).

Marcas

Enquanto é sinônimo de morte no mundo de Berserk, o sangue representa vida para os cristãos. No início do sacrifício, no episódio 12, todos os membros do bando de Griffith são feridos com a marca que representa seu destino à morte e ao alimento de demônios. Ela sempre sangra com a aproximação dos espíritos maus e atrai ainda mais inimigos.

Por outro lado, na Páscoa judaica – a primeira Páscoa para os cristãos -, o sangue nas portas dos judeus é um sinal que indica as casas às quais o Senhor não deve levar a morte para seus primogênitos (Ex 12,7.13-14).

Da mesma forma, Cristo afirma que seu sangue e sua carne são vida eterna para aqueles que nele creem, pois é pelo Pai que ele vive e por ele viverão seus discípulos (Jo 6,53-57).

Medo x vontade

Ao deparar-se com sua própria consciência – ou com o que resta dela -, Griffith aterroriza-se e pensa em se arrepender. No entanto, fazendo sua própria vontade calculista e egocêntrica, ele segue com seu plano.

Igualmente, com a aproximação de sua Paixão, Cristo - que sabia desde o princípio para que veio - sente pavor – em sua condição humana – e pede ao criador que, se possível, mude seu destino e sua missão, a menos que essa não seja a vontade do Pai (Lc 22,42).

Cristo orando no horto
Divulgação / Rumo à Santidade
Ciente de que o desejo divino e o desejo humano – coexistentes dentro de si – não coincidiam, ele segue firme e obediente a seu projeto original (Hb 5,8-9).

Resultados

Tanto para Griffith quanto para Cristo, os frutos dos sacrifícios são gloriosos e correspondem ao que esperam.

Contudo, os efeitos colaterais do sonho de Griffith são incontáveis. A maior parte dos resultados nefastos que o sacrifício acarreta, por incrível que pareça, não é revelada na Idade de Ouro. No entanto, ela nos dá uma prévia da aceleração que a atuação do mal ganha no mundo.

Ao questionar aos demônios se Griffith daria a vida de seus aliados em troca de tornar-se “um monstro”, ele recebe uma resposta quase afirmativa, um “mais ou menos”. A verdade é que o monstro que já habitava Griffith apenas sairia de sua personalidade camuflada, dominaria suas ações e ganharia forma física.

Cristo, em contrapartida, após todo o sofrimento que culmina em sua morte, ressuscita, ascende aos céus e seu nome fica gravado na História, inspirando bilhões de pessoas ao redor do mundo a dedicarem sua vida ao seguimento do Deus que é Amor, consoante ao que previam as escrituras (cf. Is 52,13-15;53,10-11).

Ascensão de Jesus Cristo
Divulgação / Prof. Felipe Aquino (Canção Nova)

Onde posso assistir ao anime?

Nesse canal do Telegram, vocês conseguem o anime e otras cositas más.

Conclusão

Chegamos ao fim do post. Mas antes de sair, responde essas perguntinhas:

• Já viu algo de Berserk? Curte?

• Se não viu, ficou interessado(a)?

• Gostou dessa publicação?

• Tem algum comentário para agregar aos meus devaneios?

• Que outra obra você considera interessante para analisarmos?

Compartilha o conteúdo e continua ligado(a) aqui no blog, sempre aos sábados, às 19 horas! <3

2 comentários:

  1. Não conhecia o personagem. Porém a forma abordada e de fácil entendimento que se pode ter uma noção do conteúdo onde o personagem foi criado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Grata pelo feedback! Qualquer sugestão estamos aqui!

      Excluir